Arquitetura como interface: onde sistemas se encontram e interagem
24 de maio - 10 de agosto, 2017
Museu Municipal de Arte - Portão Cultural, Curitiba
A exposição Arquitetura como Interface considera o papel dos construtores das nossas cidades: quem são e onde se posicionam os autores dos espaços urbanos? Ao considerar os temas mais relevantes da questão urbana contemporânea, arquitetos, estudantes e a comunidade se encontram em uma exposição que propõe soluções para o futuro das cidades: da Curitiba de hoje para as cidades do amanhã.
Projetos de 17 escritórios curitibanos que, com a colaboração de alunos das principais universidades da cidade, formam um catálogo especulativo: todo projeto arquitetônico carrega em si uma visão de um futuro alternativo ao real que, quando construído, traz consequências boas ou ruins à cidade. Sendo assim, o profundo entendimento da cidade e os sistemas que a constroem - políticos, econômicos, sociais, naturais, tecnológicos, entre tantos outros - é essencial. A Expo 2017 é uma oportunidade para que escritórios rompam com as leis ditadas por um mercado inconsequente e proponham o que acreditam ser necessário para a construção de uma cidade mais justa, igualitária e sustentável.
Além de aproximar Arquitetura e Urbanismo ao público geral, que muitas vezes não conhece o real escopo de atuação dos profissionais da área, a exposição tem como principais objetivos celebrar o talento jovem da cidade e fomentar uma cultura de debate entre arquitetos. Assim, a Expo 2017 dá ênfase à Arquitetura como processo projetual - quando o discurso é gerado baseado em pesquisas, negociações e decisões - ao invés de projetos já finalizados.
O programa traz palestras e mesas redondas abertas ao público com arquitetos de renome nacional e internacional: Hugo Segawa (FAU-USP), Enrique Walker (GSAPP, Columbia University), Andrés Jaques (Office for Political Innovation) e Angelo Bucci (SPBR, FAU-USP) - com contribuições significativas no cenário da arquitetura contemporânea internacional. Buscamos uma perspectiva externa sobre o que está sendo produzido localmente, a fim de estreitar a relação da Arquitetura e Planejamento Urbano brasileiros com a vanguarda do pensamento mundial.
Curitiba tem a tradição de ser inovadora nas áreas de Arquitetura e Planejamento Urbano. Esperamos que a segunda edição bienal da Exposição Arquitetura para Curitiba 2017 contribua para o resgate dessa tradição.
CRONOGRAMA E LOCALIZAÇÃO
Exposição Arquitetura para Curitiba 2017
24 Maio 2017 - 10 Agosto 2017
Museu Metropolitano de Arte - MuMA, Curitiba.
Av. Rep. Argentina, 3.432 - Portão, Curitiba - PR, 80610-260, Brazil
10h às 19h (3ª feira a domingo)
Entrada Gratuita
24 Maio 2017 - Palestra Inaugural - Hugo Segawa - FAU USP.
26 Maio 2017 - Palestra - Enrique Walker - GSAPP, Columbia University.
27 Maio 2017 - Palestra - Andrés Jaque - Office for Political Innovation; GSAPP.
10 Ago. 2017 - Palestra Encerramento - Angelo Bucci - SPBR / FAU USP.
CURADORIA
Thiago Maso e Sabine Meister Valenga.
EQUIPE EXECUTIVA
Aloísio Schmid, Thiago Maso, Humberto Carta, Sabine Meister Valenga e Luisa Moraes.
ESCRITÓRIOS PARTICIPANTES
AP Arquitetos, Arquea Arquitetos, Bárbara Becker Arquitetura com Vivian Brüne, Cora Atelier, Érika Poleto e Isabel Sanchez, Estúdio Coletivo, Estudiograma, Estúdio Pólis, Fiori Arquitetos com Oficina Urbana de Arquitetura, Grifo Arquitetura, LR Architecthe, N8 Studio, Ponto 41, Saboia + Ruiz Arquitetos, Solo Arquitetos, Y Arquitetos, YVA Arquitetura.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
Arquitetura para Curitiba - Expo2017: Arquitetura como interfaceTipo
ExposiçãoWebsite
Organizadores
Thiago Maso e Sabine ValengaDe
24 de Maio de 2017 07:00 PMAté
10 de Agosto de 2017 07:00 PMOnde
Museum Municipal de Arte - Portão Cultural, Curitiba PR